quinta-feira, 14 de agosto de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2014

ARTIGO DE OPINIÃO  -   Tema: O lugar onde Vivo

TERRA DE REIS E RAINHAS
     Ribeirão Preto é uma cidade excepcional em todos os sentidos. É uma terra dotada de sangue real, governada por "rei e rainha". É um centro de referência histórica, cultural e econômica.
    Por Ribeirão Preto passou Dom Pedro II, que tem sua presença eternizada pelo teatro municipal, nomeado em sua referência, que é considerado um dos melhores do país, tanto na estrutura quanto na arquitetura, demonstrando a grandeza da cidade.
      A cidade já foi a  terra do café, que a transformou em um ponto de referencia internacional, marcando o destino de italianos, japoneses, alemães, entre tantos outros imigrantes que proporcionaram à cidade grande miscigenação étnica e cultural.  O constante fluxo de imigrantes e a demanda por mão de obra, motivaram a vinda da Estação Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que também serviu para escoar a produção agrícola local. A história desse ilustre período hoje é guardada no grande Museu do Café Francisco Schmidt.
     Ribeirão Preto viveu anos de glória proporcionados pelo progresso econômico cafeeiro, mas se viu de joelhos perante à Grande Depressão, crise econômica de 1929, ocasionada pela drástica queda das ações, na bolsa de valores de Nova Iorque, Estados Unidos.  E foi em meio a essa tempestade que Ribeirão Preto mostrou, mais uma vez, sua grandiosidade e ressurgiu a água do glorioso Aquífero Guarani juntamente com sua indústria, trouxe a cidade novamente ao cenário internacional, dessa vez, com o Chopp.
    Em 1910, é instala a Companhia Cervejaria Paulista que também inaugurou a Choperia Pinguim, existente até os dias de hoje. As ruínas do café deram lugar à produção do açúcar e do álcool, chegando na década de 1960 a ser a maior produtora mundial de cana-de-açúcar.                
    Entretanto, sua história continua a ser escrita. Ribeirão Preto possui hoje, a melhor Escola de Medicina do país, situada no campus da Universidade de São Paulo – USP. No centro da cidade,  pode-se vislumbrar, o Teatro Pedro II e a Choperia Pinguim. Nas mediações,  do calçadão, contempla-se o incrível comércio ribeirãopretano.
     Com toda sua história e sua estrutura, Ribeirão Preto está entre as cidades mais ricas do país, ocupando  o 31º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, com 0.8 pontos, classificado como “Muito alto desenvolvimento humano”.
     Contudo, sua gestão atual deixa a desejar. A “rainha” representante deste Império, esqueceu de tratar do legado de seu povo, e isso culminou em falhas na infraestrutura da cidade: falta d'água, o que é irônico, porque Ribeirão possui um dos maiores reservatórios de água do país: o Aquífero Guarani. Os esgotos da cidade não funcionam adequadamente devido à falta de reparos; e muitas ruas estão esburacadas, comprometendo a fruição do trânsito e dos pedestres.
    Com toda sua grandiosidade, falta a Ribeirão um “rei” ou uma “rainha” que governe à altura de seu potencial, que conheça e idolatre seu valor. Ribeirão Preto necessita de um representante que invista na recuperação da cidade, trabalhando para promover a seus cidadãos, uma cidade digna e segura, que remeta à grandiosidade de seu passado.

                                                      Hugo Carvalho Santana
                                                            3ª série A  -  2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário